Textos de História da Índia Antiga


TEXTOS DE HISTÓRIA DA ÍNDIA ANTIGA
ISBN 978-85-65996-40-2

Textos de História da Índia Antiga é a tentativa de produzir uma nova coletânea de textos sobre a história indiana, centrada em seus períodos mais antigos. Minha primeira iniciativa, mais extensa, redundou em Cem textos de história indiana [2011], que pretendia dar um quadro mais amplo, tanto em termos temporais quanto temáticos, dessa civilização. Agora, proponho-me a fazer uma versão menor, reduzida, porém mais específica.

Como em outras produções do gênero, faço questão de frisar que esse não é um livro definitivo, mas antes de tudo, introdutório. Ele serve de livro fonte para aqueles que gostam de estudar Índia, ou, de ferramenta pedagógica para aqueles que precisam abordar esse tema em sala de aula, tanto na escola quanto na universidade.

Muitos textos aqui já foram apresentados anteriormente, mas tentei, o quanto pude apresentar textos originais. Igualmente, não se pode pretender que a literatura indiana dê um quadro preciso de como funcionava essa sociedade em sua antiguidade: no entanto, os fragmentos aqui apresentados podem nos auxiliar a construir um quadro sobre a mentalidade da civilização clássica da Índia, suas leis, idealizações, costumes e práticas.